fatores climaticos para o milho
São eles:
- água
- temperatura
- radiação solar
A disponibilidade da água é de fundamental importância para ter alta produtividade, tanto à deficiência quanto o excesso, a deficiência hídrica reduz a produção e seus componentes dependem da época e da severidade dessa deficiência, a deficiência na fase vegetativa reduz o tamanho da folha, responsáveis pela fotossíntese, diminuindo o crescimento, diminuindo a produção, reduzindo a fixação de nitrogênio. Com a deficiência hídrica na floração causa aborto reduzindo a produção, no período de enchimento de grãos, reduz o peso dos grãos, esta fase e a considerada a mais critica para a cultura. A temperatura também é importante fator climático para desenvolvimento da cultura e da produtividade, há faixas de temperatura ideal para cada fase da cultura, na fase da germinação são de 5º e 40ºC a faixa ótima é de 30ºC. Para fotossíntese, formação dos nódulos e absorção de nutrientes é de 25 a 30 ºC; ideal para alongamento da raiz é de 22º a 27ºC.
A 20ºC o florescimento e baixo e aumento 32ºC.
Em geral a temperatura ideal e de 25º e 30ºC para desenvolvimento da cultura da soja.
A radiação solar tem dois papeis importante no cultivo da soja, o primeiro é a fonte de energia para o processo da fotossíntese; em segundo, determina o fotoperíodismo, que controla a floração e frutificação.
A sensibilidade ao fotoperíodo é característica variável entre as cultivares, ou seja, cada cultivar possui seu fotoperiodo, a faixa de adaptabilidade de cada cultivar varia á medida que se desloca em direção ao norte ou sul.
2 – Justifique a análise de solo com a profundidade de 20 – 40 cm.
A análise de 20 – 40 servem para averiguar se á acidez toxica em profundidade, havendo esta acidez toxica uma das praticas utilizada e aplicação do gesso, para diminuir a saturação do