serviços preliminares em obra
Os serviços preliminares em uma obra são essenciais para que uma obra seja bem executada. Uma construção tem seu início propriamente dito, com a implantação do canteiro de obras.
Porém, antes mesmo do início da implantação do canteiro, algumas atividades prévias, comumente necessárias, podem estar a cargo do Engenheiro ou do supervisor de obras. Tais atividades são usualmente denominadas “Serviços Preliminares”.
Os serviços preliminares são aqueles considerados como se fossem serviços de apoio à execução do serviço principal. Serão programados e executados conforme as necessidades locais da obra.
Vou mostrar a finalidade de estabelecer as principais condições a serem observadas na execução de serviços que permitam o efetivo início das obras, bem como aqueles que possam delimitar área de trabalho ou proteger pedestres e veículos de terceiros durante a execução dos mesmos.
Preparo do terreno
Consiste na remoção da camada vegetal, de tocos, raízes e galhos. O material retirado será removido para local apropriado, a critério da empresa contratada, devendo ser tomados todos os cuidados necessários à segurança pessoal e do meio ambiente.
Deverão ser preservadas as árvores, vegetação de qualidade e grama, que pela situação não interfiram no desenvolvimento do serviço. Será atribuição do proprietário ou conforme negociação pode ser feito pelo Engenheiro, a obtenção de autorização junto ao órgão competente para o desmatamento, principalmente no caso de árvores de porte
1) Roçada fina
Será caracterizada quando a área a ser limpa apresentar vegetação rasteira, mato ralo e arbustos.
2) Roçada densa
Será caracterizada quando a área a ser limpa apresentar vegetação rasteira, mato ralo, arbustos e árvores com troncos de diâmetros até 15 cm, com grau de ocorrência mínima de um tronco a cada 3,00 m². 3) Raspagem de camada vegetal
É caracterizada pelo uso de equipamento ( por exemplo: motoniveladora) onde há remoção de solo