Serviços no brasil
INTRODUÇÃO
Estamos em uma era pós-industrial, com uma rápida e crescente evolução das atividades em serviços, portanto, é de suma importância o conhecimento profundo sobre serviços em economias que tem grande representatividade dos serviços nas suas produções, como o Brasil, onde os serviços correspondem a 56,3% do Produto Interno Bruto (PIB) e 57,2% das pessoas ocupadas nesta atividade. Nos países industrializados, o valor criado pelo setor de serviços, expresso como porcentagem do PIB com base em preços atualizados, cresceu de 53% em 1960 para 66% em 1995. Na União Européia, o crescimento foi de 47% para 66%, e nos Estados Unidos de 57% a 72% por cento, e continua crescendo. O objetivo deste trabalho é apresentar de maneira pioneira com as obras apresentadas uma pesquisa exploratória, analisando o ambiente geral dos serviços na economia mundial e apresentando os resultados no Brasil: Pesquisar e verificar junto a literatura pertinente, a importância dos serviços e como são classificados nas economias. Apontar que estratégias indústriais (tradicionais) não são eficazes no mercado de serviços. Fornecer dados da participação dos serviços na economia brasileira, através dos números do setor de serviços não-financeiros. Trazer um estudo de caso de uma empresa de serviço brasileira que inovou em serviços em um ambiente que parecia estar desfavorável.
.
“ O Brasil, cuja vocação é uma economia de serviços eficaz, ainda não tirou partido da vantagem representada pelo tamanho de seu mercado doméstico”. ( PETER DRUCKER, 1997).
Created with novaPDF Printer (www.novaPDF.com). Please register to remove this message.
11
1.
1.1
SERVIÇOS
TENTATIVAS DE DEFINIR O FENÔMENO
Lovelock e Wright (2001:5) destacam a diversidade dos serviços, tradicionalmente era
difícil a sua definição e para complicar mais, muitas vezes é difícil compreender o modo pela o qual os serviços são criados e entregues aos clientes, porque muitos insumos e produtos