serviço social no brasil
Este texto trata da reflexão crítica sobre o Serviço Social no Brasil e na atualidade. Tem por objetivo analisar a trajetória do Serviço Social entre os anos de 1960 e 1980 e os dedobramentos de suas políticas sociais.
Por meio de uma pesquisa bibliografica, verifica-se que o principal conceito de questão social é conjunto das expressões das desigualdades da sociedade e e que a questão social surgiu no século XIX, a partir da formulação de políticas sociais em benefício da classe operária.
A partir da pesquisa bibliografica em livros que tem abordagem as tranformações societárias impulsionadas pelo capitalismo, a profissão do Assistente Social gerada pelo agravamento das questões-sociais se tornou socialmente indispensável e necessária em cada momento histórico do país.
A pesquisa inicialmente fará uma breve referência ao início do Serviço Social no Brasil e também como estava o país politicamente em cada época citada, para sequencialmente adentrar no “universo” do Serviço Social entre 1960 e 1980, buscando sempre mostrar o seu desenvolvimento e sua participação no processo de construção das suas relações sociais do país. Foi utilizada como metodologia um levantamento bibliográfico baseado em livros que abordam esse tema. De maneira simples e objetiva o trabalho mostra o dinamismo intenso e fecundo dessa ciência humana chamada Serviço Social.
O SURGIMENTO
O surgimento do Serviço Social no Brasil se deu por volta das décadas de 1920 e 1930 do século passado, em meio ao processo de industrialização e concentração urbana, nos quais o proletariado começou a lutar pelo seu lugar na vida política e por seus direitos, por meio da articulação de movimentos sociais.
Esse período é marcado pela República Velha no país, que teve como principais características: a política do café-com-leite, que era o domínio da oligarquia cafeeira e pecuarista no cenário político nacional dos estados de São Paulo e Minas Gerais; o coronelismo, que foi um