Gemeos siameses
Os gêmeos siameses são os gêmeos idênticos que nascem colados um ao outro. Isso ocorre por uma mutação genética, quando um óvulo é fecundado duas vezes e outras alterações vão acontecendo, impedindo a formação de dois corpos separados.
Os gêmeos siameses podem ser unidos pelo tronco e cada um tem seus órgãos funcionando corretamente e neste caso uma cirurgia para separá-los está indicada. Quando partilham do mesmo fígado, coração ou pulmão, a cirurgia não pode ser feita.
Em alguns outros casos, os irmãos gêmeos siameses são colados na cabeça, nas pernas, nos braços ou em vários locais do corpo, partilhando os mesmos órgãos, o que pode ser perigoso. Neste caso, não é possível realizar uma cirurgia para separá-los pois um deles ou ambos podem vir a morrer durante a cirurgia ou por complicações pós-operatórias.
Os gêmeos siameses são o resultado de uma alteração genética que ocorre logo no início da gravidez, esta alteração pode ser descoberta na primeira ultrassonografia. No caso de uma gravidez assim realizar uma cesárea é imprescindível.
Os gêmeos siameses podem viver unidos por muitos anos e até mesmo gerar filhos. Embora poucos consigam chegar a vida adulta.
Doenças Genéticas e Hereditárias
Existe um número altíssimo de doenças transmissíveis de pais para filhos por meio dos gametas, São as doenças genéticas ou hereditárias. A maioria não está ligada ao sexo, porque os genes que as codificam se localizam nos autossomos.
Doenças transmitidas de pais para filhos
As doenças de origem genética são todas suscetíveis de serem herdadas dos progenitores, ainda que nãose manifestem. Duas delas são bem conhecidas por estarem ligadas ao sexo: o daltonismo e a hemofilia. O número de doenças genéticas na espécie humana catalogadas hoje, porém, supera a marca dos 3500 e continuamente estão sendo descobertas outras novas. A imensa maioria é herdada independentemente do sexo, porque são codificadas por genes que se encontram nos autossomos, não nos