Gêmeos Xipofágos
Os siameses são gêmeos geneticamente idênticos, sempre do mesmo sexo.
COMO SE FORMAM:
Eles se formam a partir do mesmo óvulo fertilizado e compartilham a mesma placenta. são gêmeos monozigóticos, ou seja, formados a partir do mesmo zigoto.A formação acontece quando a mãe só produz um único óvulo, que não é totalmente separado após a fertilização. O desenvolvimento do embrião começa a se dividir em gêmeos idênticos, normalmente durante as primeiras semanas após a concepção, mas é interrompido antes que o processo está completo. O ovo parcialmente separado desenvolve em um feto siames.
Nascimentos de gêmeos xifópagos, cuja pele e órgãos internos são fundidos, são raros. Podem acontecer uma vez a cada 200.000 nascidos vivos, e sua sobrevivência é rara: entre 5% e 25%. Não se sabe porque, mas xifópagos do gênero feminino são três vezes mais prováveis a sobrevivência do que os meninos.
ONDE PODEM OCORRER A UNIÃO:
Os gêmeos siameses podem ser unidos ,pela cabeça, nas pernas, nos ombros, no abdomen, nos braços e em varias partes do corpo.
COMO PODE OCORRER A SEPARAÇÃO:
A separação cirúrgica de gêmeos siameses é um procedimento delicado e de risco, que exige extrema precisão e cuidado. Somente após o nascimento é que os médicos podem usar imagens de ressonância magnética, ultra-som e angiografia para descobrir quais os órgãos estão unindo os gêmeos, a fim de determinar a viabilidade de separação.
Pode ser feita por cirurgia, quando são unidos pelo tronco e cada um tem seus órgãos funcionando corretamente e neste caso uma cirurgia para separá-los está indicada. Quando partilham do mesmo fígado, coração ou pulmão, a cirurgia não pode ser feita.
Em alguns outros casos, quando são colados na cabeça, nas pernas, nos braços ou em vários locais do corpo, partilhando os mesmos órgãos, o que pode ser perigoso. Neste caso, não é possível realizar uma cirurgia para separá-los pois um deles ou ambos podem vir a morrer