Serviço social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (POLO PADRÃO)
SERVIÇO SOCIAL
PRISCILA M. NUNES RA: 394830 SELMA E. PERES RA: 389175 SUELI FIGUEIREDO RA: 395416 TATIANE DA SILVA RA: 390613
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE SOCIOLOGIA
CAMPO GRANDE/MS
NOVEMBRO – 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho terá como objetivo abordar as questões dos direitos Humanos. Tem como referencia teoria de Emile Durkheim, a formação histórica especifica em que eles emergiram de Max Weber e a luta das classes sociais que possibilitou as suas emergências de Karl Marx.
Abordará também o desenvolvimento dos Direitos Humanos Internacionais, Direitos Humanos e a Política Internacional, realidade dos direitos Humanos no Brasil, Declaração dos Direitos da Virginia e as Principais diferenças entre Revolução Francesa e América.
De acordo ás idéias de Emile Durkheim, cientista social do século XIX, ao estudar as relações sociais concluiu que a sociedade se une e se mantém numa solidariedade social devido a união de cada individuo cada qual com seu consenso e que a solidariedade social acontece de duas maneiras: a mecânica e a orgânica. A solidariedade orgânica é encontrada em sociedades modernas complexas, capitalistas, onde a individualidade é acentuada, mas que todos seguem a coletividade. Possuem um regime jurídico com leis escritas, normas e regras mantendo a coesão social. A solidariedade mecânica é vista em sociedades simples, primitivas, tribais, como a dos indígenas onde as normas regras, crenças e costumes são passadas de geração em geração e sua produção é para a subsistência.
Apesar das diferenças ambas mantém uma coesão entre seus competentes, a consciência coletiva está presente e as regras são de aceitação geral as duas Declarações de Direitos Humanas estudadas, (da Virginia e Universal) percebemos a solidariedade orgânica Durkheimiana, uma vez que seus princípios de direitos são político, econômicos e sociais. A Declaração dos