Telas de cadastro
Aula 04 Qualidade de uso: usabilidade, comunicabilidade e acessibilidade
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Ricardo Fogaça ricfogaca@gmail.com Uma tripla indissociável: cada um dos três conceitos está inevitavelmente ligado aos demais.
“Refere-se à qualidade da interação de sistemas com os usuários e depende de vários aspectos”. “É um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante”.
Alguns destes aspectos são: Facilidade de aprendizado do sistema: ◦ Tempo e esforço necessários para que os usuários atinjam um determinado nível de desempenho. O sistema deve permitir que o usuário aprenda a executar suas tarefas no prazo mais curto possível. Facilidade de uso: ◦ Avalia o esforço físico e cognitivo do usuário durante o processo de interação, medindo a velocidade e o número de erros cometidos durante a execução de uma determinada tarefa. A eficiência de uso permite um alto grau de produtividade.
Satisfação do usuário: ◦ Avalia se o usuário gosta de trabalhar com este sistema. O sistema deve ser agradável de usar, ou seja, seus usuários ficam subjetivamente satisfeitos com ele. Produtividade: ◦ Verifica se o uso do sistema permite ao usuário ser mais produtivo do que seria se não o utilizasse. Para isso o sistema deve ter uma baixa taxa de erros de utilização e deve ser relembrado facilmente pelo mesmo usuário. Nem sempre é possível atribuir todos os fatores em uma mesma interface. Desta forma, deve-se verificar qual desses fatores tem prioridade sobre outros.
A interface com o usuário deve ser tão simples quanto possível. Cada elemento de diálogo ou item de informação extra colocado numa tela representa uma coisa a mais para aprender, uma fonte a mais de possível confusão para o usuário e um obstáculo a mais quando se está procurando por outro item de informação desejado. Sendo assim,