serviço social
Docente: Professora Clarisse
Discente: Camila Guilerme
1º Semestre
28/03/2014
SOCIAL FICHAMENTO DE LEITURA DO LIVRO: INTRODUÇÃO AO SERVIÇO
INTRODUÇÃO
"As origens do serviço social estão fincadas na assistência prestada aos pobres, por mulheres piedosas, alguns séculos atrás. De lá para cá, apesar de muita coisa ter mudado, o serviço social continuou sendo uma profissão essencialmente feminina, só que as ricas damas da sociedade cederam lugar ás filhas da classe média ou dos trabalhadores urbanos". Pg. 07
Não podemos negar que o denominador comum, que liga a profissão do serviço social, com aqueles que a estudam, é a ajuda sim de forma direta ou indireta, formal ou não, a aqueles que de alguma forma são desfavorecidos.
DAS DAMAS DE CARIDADE A MARY RICHMOND E A INFÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL
"Estado e igreja vão dividir tarefas: o primeiro impõe a paz política (e com toda violência necessária), a igreja, ou melhor, as igrejas (Católicas e Protestante) ficam com o aspecto social: trata-se de fazer caridade.
A justificativa é a necessidade de todos praticarem o bem, portanto os ricos precisavam cumprir seus deveres com os pobres. Era uma preocupação com o individuo. O modo pelo qual se pensava resolver os problemas sociais era pela "reforma dos costumes" ou reforma social de cada um".
Todos que tinham algum tipo de status social, precisavam de alguma maneira mostrar seu lado humano e solidário o estado por sua vez vai impor a paz, e se preciso fosse desrespeitando os direitos de quem fosse, para que se instalasse a paz, a igreja por sua vez não usava de imposição, mas do dever social perante os pobres dando a eles comida ou qualquer material que suprisse suas necessidades no momento, assim todos, tinham o pensamento de que fazendo caridade podiam de alguma forma criar uma reforma de costumes. Mary Richmond por sua vez, achava que dar ajuda material para as pessoas pobres não era serviço