Serviço Social
Para estudar os fatos sociais é preciso fazer uso de um método. Porem é preciso antes, saber o que são fatos sociais. Esses fatos podem caracterizar quase tudo que acontece na sociedade, entretanto, se assim for, todas as ações e fenômenos humanos seriam sociais. “ Cada individuo bebe, dorme, come, raciocina e a sociedade tem todo o interesse em que essas funções se exerçam de modo regular. Porem, se todos esses fatos fossem sociais, a sociologia não teria objeto próprio e seu domínio se confundiria com a da biologia e da psicologia.”(DURKHEIM, 1895)
Na sociedade há fenômenos que são diferentes dos da ciência da natureza. O ato de desempenhar funções, cumprir deveres, e viver valores que apesar de estarem de acordo com os sentimentos do individuo lhes foram impostos pela educação, pela sociedade. São formas de viver, pensar, sentir que existem anteriormente ao sujeito e independente do uso feito delas, dessa maneira, existem fora do individuo. ”Esses tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores ao individuo, são também dotados de um poder imperativo e coercitivo, em virtude do qual se lhe impõem, quer queira, quer não.” (DURKHEIM,1895)
Esse poder coercitivo não é sentido, a não ser que se tente resistir e ele, onde quem o consegue é certamente penalizado, seja de forma mais ou menos violenta. “ Se não me submeto as convenções mundanas; se as me vestir, não levo em consideração os usos seguidos em meu pais e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam,produzem, embora de maneira mais atenuada, os mesmos efeitos que uma pena propriamente dita” (DURKHEIM,1895). Em casos onde essa coerção acontece indiretamente, se mantém sua eficácia.
“Estamos, pois, diante de uma ordem de fatos que apresenta caracteres muito especiais: consistem em maneira de agir, de pensar e de sentir exteriores ao individuo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõe. “Por conseguinte,