Trabalho interdisciplinar complementar
Sabendo-se que os acontecimentos alteram ou não o patrimônio da empresa, o Ato administrativo nada mais é do que acontecimentos ocorridos em uma empresa, que não alteram o patrimônio da mesma, sendo assim não contabilizados, já que não alteram. São eles:
Nomeação de diretoria, assinatura de um contrato de seguro, envio de duplicatas a receber ao banco para cobrança simples, assunção de avais, entre outros.
Fatos Contábeis
Já os fatos contábeis são os acontecimentos que provocam alteração no patrimônio, seja essa qualitativa ou quantitativa. São exemplos:
Pagamento de salários, recebimentos de duplicatas, compra de materiais para empresa, entre outras.
Os fatos contábeis podem ser classificados em três grupos: PERMUTATIVOS ( Qualitativos ou Compensativos), MODIFICATIVOS ( ou Quantitativos) e MISTOS (ou Compostos).
PERMUTATIVOS: São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo.
MODIFICATIVOS: São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa.
. Aumentativo: Envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL) Ex.: Receita de vendas, receita de aluguel.
. Diminutivo: Envolvem uma conta patrimonial e uma conta de despesa, diminuindo o Patrimônio Líquido (PL) Ex.: Pagamento de despesas em geral.
MISTOS: São os que envolvem simultaneamente um fato permutativo (qualitativo) e um fato modificativo (quantitativo), alterando o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo.
. Aumentativos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou