serviço social
A história do Serviço social está ligada aos fatos históricos, portanto não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade, isto é a historia dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais.
O presente artigo relata c
Aprovada em 07/12/1993 por um movimento nacional envolvendo gestores municipais, estaduais, organizações não governamentais, Governo Federal e representantes no Congresso, a LOAS passou a operar sob a estrutura de uma política pública de Estado. Tinha início um processo de construção da gestão pública e participativa da assistência social.
A partir da aprovação da LOAS, a Assistência Social ganhou um conjunto de normas que possibilitam a universalização do atendimento. O Sistema Único de Assistência Social (Suas) implementa os artigos 203 e 204 da Constituição Federal de 1988, que estabelecem que a assistência social será prestada “a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social”.
A Assistência Social integra, juntamente com Saúde e Previdência Social, o tripé da Seguridade Social. Desta forma, as iniciativas de atendimento à população pobre deixam o campo do voluntarismo e passam a ser um direito do cidadão.
Grande conquista para os brasileiros que necessitam da Assistência Social. Aproveito a oportunidade de compartilhar os agradecimentos à Rede Não Governamental do SUAS, que fez e faz muito bem o seu trabalho na primazia do Estado que é o Atendimento Direto, mas não exclusividade. E é claro reconhecer que nossa primazia é o Assessoramento/ Defesa e Garantias de Direitos.
Parabéns JOVEM LOAS! Agora você recebeu o Sistema Único de Assistência Social como presente de sua juventude! Vamos trabalhar e operar a Política de Assistência Social para que possamos combater a extrema pobreza no Brasil!
A HISTÓRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA
• 1937 – A assistência social como campo de