Serviço social
InfoMoney :: Brasil é penúltimo em ranking de tempo de abertura de empresa, diz pesquisa
Brasil é penúltimo em ranking de tempo de abertura de empresa, diz pesquisa
Um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial aponta que o Brasil só perde para a Venezuela.
Ranking analisou 136 países
Por Karla Santana Mamona |16h20 | 10-09-2010
SÃO PAULO – O tempo para um empresário abrir um negócio no Brasil é um dos piores, ao ser comparado com outros países. Um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial afirma que o Brasil aparece em 135ª colocação em um ranking de 136 países.
Em último lugar da lista está a Venezuela. Já nos primeiros lugares estão a Nova Zelândia, seguida pela
Austrália e Geórgia.
O estudo também analisa os procedimentos que o empreendedor tem de cumprir para abrir uma empresa e o número de tributos. No caso do Brasil, esses dois fatores aparecem na 132ª e 127ª posição, respectivamente. Dificuldades
A pesquisa indica ainda os principais empecilhos para começar um negócio no País. Dentre eles, estão regulamentos fiscais, impostos, falta de infraestrutura adequada, normas trabalhistas restritivas, burocracia do governo e corrupção.
Além disso, foram indicados como fatores problemáticos a dificuldade de acesso ao financiamento, a falta de qualificação da mão de obra e de segurança pública.
Ranking de competitividade
Na análise de competitividade, o Brasil manteve a 58ª colocação, na comparação com o levantamento do ano passado. O relatório destaca que o País deve enfrentar alguns desafios para potencializar a competitividade, como elevar os padrões de educação e realizar avanços nos marcos institucionais.
Entre os países emergentes, destaque foi para a China, que continua a conquistar posições mais altas, desta vez atingindo a 27ª. Índia e Rússia, que compõem o Bric em conjunto com a China e o Brasil, mantiveram-se na 51ª e 63ª posição, respectivamente.
Sobre o ranking
As posições são definidas baseadas no Índice