Anfíbios
Tubo neural dorsal (sistema nervoso dorsal)
Notocorda
Fendas faríngeas (faringotremia)
Cauda pós anal
. Tubo Neural dorsal (sistema nervoso dorsal) O tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinal. Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas: o rombencéfalo, o mesencéfalo e o prosencéfalo.
A formação do tubo neural é o resultado da invaginação da ectoderme que se segue à gastrulação. Este processo é induzido por moléculas sinalizadoras produzida na notocorda e na placa basal.
Notocorda
É uma estrutura de sustentação que corresponde a um bastonete maciço, flexível, situado na linha mediana dorsal do corpo, entre os tubos nervoso e digestivo. Ocorre em todos os cordados, pelo menos na fase embrionária. Em muitas espécies, a notocorda desaparece durante o desenvolvimento embrionário e não ocorre nos adultos. Esta estrutura persiste nos anfioxos, desaparece nas ascídias e, nos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), é substituída pela coluna vertebral.
Fendas branquiais na faringe (faringotremia)
É uma estruturas que ocorrem pelo menos na fase embrionária. As fendas são orifícios. Em algumas espécies, as fendas branquiais (ou fendas faringeanas) persistem nos adultos; em outras, desaparecem durante o desenvolvimento embrionário.
Cauda pós-anal:
Todo embrião de cordado apresenta uma região do corpo que se prolonga para além do ânus, a cauda. O desenvolvimento e a função da cauda variam nos diferentes grupos de cordados.
1. Urochordata: urocordados ou tunicados;
Os Urochordata,também conhecidos comoTunicata (tunicados), são um subfilo de animais marinhos, que pertencem ao filo Chordata. Seus membros não possuem espinha dorsal, mas uma notocorda em pelo menos alguma fase de suas vidas, sem falar que neste subfilo existe também um cordão nervoso oco dorsal, fendas branquiais e cauda pós-anal, características estas distinguíveis nos