Serviço Social
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL II
PROFESSORA: ANA ROSÁRIA FEITOSA
VIRGÊNCIA DA DISCIPLINA DATAS: 01 E 15 DE FEVEREIRO DE 2014.
VIRGÊNCIA DA DISCIPLINA DATAS: 08 E 15 DE MARÇO DE 2014.
ATIVIDADE AVALIATIVA - QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL
DATA DE ENTREGA: 15.02.2014
NOTA ATRIBUÍDA: 02 PONTOS – PARTICIPAÇÃO E FREQUÊNCIA.
1. Segundo Raichelis, Yzabek e Couto, no artigo que se apresenta, as políticas públicas no Brasil possuem um ranço histórico negativo para a sua efetivação. Do que os autores estão falando?
O contexto abordado se refere às políticas que estão sempre interligadas com os interesses de um poder dominante, que se fortalece com o clientelismo.
2. A Constituição Federal de 1998 inaugura um novíssimo aspecto no que tange as práticas assistencialistas e clientelistas. Fala-se em Seguridade social e proteção social pública. Com suas palavras, defina cada uma delas.
A Seguridade Social é um conjunto de normas, ou melhor, políticas sociais que abrange um determinado setor, que esse setor é destinado a cidadão brasileiro em situação de velhice, desemprego e velhice. A Proteção Social Publica consiste em ajudar a sociedade em que se encontra em vulnerabilidade social.
3. A carta constitucional institucionalizou a LOAS, que imbuiu 02 benefícios específicos na lei. Quais são eles?
Para pessoas com deficiências e idosos.
4. Segundo as autoras, a política neoliberal vai de encontro, ou melhor, transforma as intervenções das políticas sociais em algum contraditório, como explica o Keynesianismo e o Consenso de Washington. Explique tal afirmação.
Segundo os autores a política neoliberal ajuda as políticas sociais a se contradizerem, em vista disso em um contexto que se diz a favor a igualdade social e isso não se fazem concreto e agravando ainda mais suas questões sociais, não sanando nem mesmo a questão do desemprego existente na sociedade.
5. Quais foram às deliberações da