Serviço social
DIAGNÓSTICO
Bulllying
Aracati
2012
1 - Porque Escolheu
O bullying é um fenômeno complexo e de difícil identificação. Já é apontado pelos especialistas em violência como uma das formas de abuso que mais cresce no mundo, uma vez que pode acontecer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.
No ambiente escolar, essa forma de agressão é cada vez mais comum, principalmente pelo fato de que as agressões são transfiguradas para brincadeiras “típicas da idade”. Apesar de bastante debatido, o bullying ainda não é totalmente compreendido pelos pais e professores, por isso a necessidade de alertá-los sobre o risco dessa prática.
2 – A importância de uma intervenção
A escola é considerada como uma instituição privilegiada para a formação de crianças, adolescentes e jovens, segundo uma perspectiva cidadã e democrática, na qual as relações que se estabelecem entre os sujeitos tem papel determinante.
No entanto, a escola não é, em muitos casos, um espaço democrático e igualitário, tal como concebido pela nossa sociedade. Embora se espere que ela funcione como local de inclusão, de convivência, de diversidades, a escola possue seus próprios mecanismos de exclusão e seleção social, escolhendo alguns e colocando para fora outros. Esses “outros”, são os que não conseguem responder as expectativas quanto à apredizagem, ao comportamento e aos relacionamentos com os integrantes da comunidade escolar.
Existem, nesse contexto, diferentes modalidades de violência que afetam o cotidiano das escolas, entre elas o bullying, prejudicando crianças, jovens e o corpo técnico pedagógico, impedindo as escolas de realizar sua principal função social, que é ensinar.
Por ser um tema de extrema relevância social, que conquista cada vez mais visibilidade nos debates públicos, é importante que os diversos profissionais tenham