Hidrologia
Importância da Hidrologia
Dimensionamento de obras hidráulicas;
Aproveitamento dos recursos hídricos;
- Aproveitamentos hidroelétricos
- abastecimento urbano
- irrigação
- navegação
- drenagem
- regularização de cursos d´água
Controle de inundações
Bacia hidrográfica é a área geográfica na qual toda água de chuva precipitada sobre ela escoa pela superfície do solo e atinge a seção considerada.
Uma B.H. é necessariamente definida por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes. Área de drenagem É a área plana (projeção horizontal) inclusa entre seus divisores topográficos. A área é o elemento básico para o cálculo das outras características físicas. A área de uma B.H. é geralmente expressa em km2. Na prática, determina-se a área de drenagem com o uso de um aparelho denominado planímetro, porém pode-se obter a área com uma boa precisão, utilizando-se o “método dos quadradinhos”.
Forma da Bacia A forma da bacia influencia o escoamento superficial e, conseqüentemente, o hidrograma resultante de uma determinada chuva.
Dois índices são mais usados para caracterizar a bacia: índices de compacidade e conformação.
Rede de drenagem (Rd) É o conjunto de todos os cursos d´água de uma bacia hidrográfica, sendo expressa em km.
Número de ordem A classificação dos rios quanto à ordem reflete o grau de ramificação ou bifurcação dentro de uma bacia.
Os cursos d´água maiores possuem seus tributários que por sua vez possuem outros até que chegue aos minúsculos cursos d´água da extremidade.
Geralmente, quanto maior o número de bifurcação maior serão os cursos d´água; dessa forma, pode-se classificar os cursos d´água de acordo com o número de bifurcações.
Declividade do álveo A velocidade de um rio depende da declividade dos canais fluviais. Quanto maior a