serviço social
Professora Tutora a distância : , Elaine Cristina Vaz Gomes ,
Professora Presencial:
ALUNOS:
Sertãozinho–SP
2014
1 ETAPA
NECESSIDADE DE UM MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO PARA A PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL.
A profissão do serviço social que se originou à partir da igreja católica, aparece mediante a ação social católica que visava amenizar os problemas enfrentados pelos indivíduos da época.
As primeiras escolas do serviço social foram fundadas por grupos cristãos , e os alunos que frequentavam esses cursos eram alunos da classe média alta.
As primeiras tentativas de reconceituação do serviço social foram ocasionadas pelas teorias desenvolvimentista.
Podemos dizer que os primeiros manifestos que vislumbrava uma transformação do serviço social foi a partir dos encontros das escolas regionais do nordeste.
A primeira visão revolucionaria á respeito do oficio de assistente social passou a existir após os eventos realizados em Araxá(1967) e Teresópolis(1970).Essa documentação seria uma tentativa de adequação da profissão as tendências políticas da época.
O evento em Araxá que ocorreu em 1967 onde reuniu trinta e oito assistente sociais que objetivava compreender a metodologia do serviço social. Esse que intuía apenas a realizações de ações que contribuíssem para a contenção dos desajustes familiares e sociais que acontecem muitas vezes por causa das inadequações de estruturas sociais.
Uns dos principais aspectos retratados na documentação foi a capacitação e transformação do assistente social em protagonista da ação social, ou seja, os mesmos não seriam apenas mediadores das políticas sociais, esses sobretudo seriam capazes de criá-las e direcioná-las. Esse documento trouxe