Serviço Social
NO SERVIÇO SOCIAL
Joana Maria Amaral
Resumo: O presente resumo expandido tem por objetivo apresentar os diferentes instrumentos utilizados pelos profissionais do Serviço Social na execução de suas competências profissionais nos mais variados espaços sócio-ocupacionais que exige sua atuação na contemporaneidade, possibilitando uma breve reflexão sobre o impacto das ações profissionais na realidade social apresentada pela população usuária.
Palavras chaves: Formação acadêmica; Prática profissional; Serviço social
Resultados e Discussão: O resultado a partir desse estudo procurar salientar dos textos, que ao mesmo tempo em que produzem respostas sociais, são determinados pelas próprias condições históricas que busca superar. Através desse estudo e bem sabido que os espaços ocupacionais dos Assistentes Sociais são diversos e muitas vezes e exigido da profissão lidar e conviver diretamente em um meio contraditório, fazendo com que o profissional desvie se do seu real compromisso. Para que isso não aconteça e necessária que o Assistente Social seja cada vez mais provido de conhecimentos teóricos metodológicos éticos e políticos que vão assegurar seu desempenho de maneira certa diante as novas demandas que vão surgindo no cotidiano profissional e na profissão em geral.
Material e Método: Teve como meta conhecer, compreender e analisar as dimensões que constituem o Projeto ético-político profissional do Serviço Social e suas possibilidades de efetivação na prática profissional dos assistentes sociais. A pesquisa realizada teve como um todo dos profissionais e suas possibilidades de efetivação na prática profissional dos assistentes sociais, segundo as autoras Marilda Iamamoto e Yolanda Guerra.
Supervisão em Serviço Social – ocorre com uma concessão profissional desde a primeira versão da lei de regulamentação da profissão, que data de 1952, sendo aprovada em 1957. Não obstante, tem sido ininterrupto