Serviço social
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é datada de 1949 e foi adotada pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de ter um documento que fundamentasse a construção de mundo sob novos alicerces ideológicos após as barbáries ocorridas na 2ª guerra mundial, o mesmo serviu como bases para tratados importantes, servindo como base para a ONU negociar entre nações e promover a paz e fortalecer o respeito à vida do ser humano.
A Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia é datada de junho de 1776 e foi criada com o intuito de estabelecer os fundamentos e a base do governo democrático. Ela foi fruto da revolução americana e visava restaurar os antigos direitos de cidadania tendo em vista os abusos de poder da monarquia. Esta marcou o nascimento dos direitos humanos na história.
Em comum, as duas declarações estabelecem direitos que acreditam ser fundamentais para que os humanos convivem em uma sociedade. Ambas colocam quais os direitos o estado deve garantir para os homens, como uma influenciou a outra, percebemos que ambas se preocupam em assegurar a liberdade do indivíduo o direito do mesmo exercê-la.
A diferença principal é que Declaração da Virginia foi realizada como intuito local, sendo mais especifica e a declaração de 1949 realizada com o a intenção de abranger vários estados. Na Declaração do Estado da Virgínia fica claro a presença de uma visão cristão, no artigo sobre a liberdade de exercer uma religião, no artigo XVI “e que é dever recíproco de todos praticar a paciência, o amor e a caridade cristã para com o próximo.” Já a declaração universal não cita o cristianismo, mas expõe a mesma ideia de direito de liberdade de religiões no artigo XVII.
Ambos os textos vão de encontro ao conceito de sociedade civil exposto por Durkhein, que defende em sua obra que a solidariedade social garante os