Ambiente macroeconomico
AMBIENTE MACROECONÔMICO
Leonardo Perez
Programa
Aula 1 2 3 Data 08/11 12/11 19/11 - Introdução; - Renda Nacional e Inflação. - Produção, Crescimento e Produtividade. - Poupança, Investimento e Sistema Financeiro. Tema
4
5
22/11
26/11
- Moeda, Taxa de Juros e Inflação.
Prova Parcial; - Política Monetária e o Regime de Metas para a Inflação. - Macroeconomia das Economias Abertas; - O Balanço de Pagamentos e os Fluxos Internacionais de Bens e Capitais. - Flutuações Econômicas no Curto Prazo. Prova Final.
2
6 7 8
03/12 06/12 10/12
Autor: Leonardo Perez
Programa
Referência complementar
Avaliações Prova Parcial Prova Final Quizzes
Peso 20% 50% 30%
3
Autor: Leonardo Perez
Introdução
Descrevendo o mundo do macroeconomista:
• A análise macroeconômica busca entender o funcionamento de uma economia como um todo. Uma economia é formada por milhões de indivíduos, milhares de firmas, que transacionam entre si visando atender suas necessidades específicas. O macroeconomista organiza seu mundo através da identificação de grupos de agentes que possuem papéis bem definidos:
•
•
Os agentes econômicos
4
Autor: Leonardo Perez
Introdução
Descrevendo o mundo do macroeconomista:
• A partir desta identificação, o macroeconomista descreve o relacionamento entre estes grupos. Com base nesse mundo organizado, definimos medidas de diversas dimensões da economia em estudo:
•
As variáveis macroeconômicas
5
Autor: Leonardo Perez
Introdução
Variáveis macroeconômicas
Podem ser classificadas primariamente em: • Variáveis de fluxo: se referem a transações ocorridas em um determinado intervalo de tempo, com início e fim bem determinados. Exemplo: PIB de 2011, exportações no mês de julho. Variáveis de estoque: se referem a um valor acumulado até um determinado ponto no tempo. Exemplo: dívida publica ao final de 2011.
•
Variáveis de fluxo e de estoque
2010 2011 PIB 2011
Dívida