A importância da topografia na mineração
Baseado em trabalho de campo, o levantamento topográfico é usado para determinar analiticamente as medidas de área, perímetro, localização, orientação, variações e inclinações, tanto do relevo, como de obras civis e construções, servindo ainda para uma infinidade de outras áreas como a mineração. Na mineração a topografia é empregada na elaboração de mapas e plantas, auxilio em escavações subterrâneas e de superfície como poços, planos inclinados, galerias, chaminés, áreas mineradas, áreas com movimentação de material, inclinação dos taludes, drenagens, níveis de água, locação de acidentes geográficos, e demais obras civis. Os dados obtidos em campo devem ser trabalhados e apresentados graficamente na forma de plantas ou cartas topográficas.
Palavras chave: topografia, Levantamento planialtimétrico, mineração, cotas, taludes, planos inclinados
INTRODUÇÃO
Os trabalhos de Topografia em Mineração consistem em: levantamento topográfico, planialtimétrico, bem como auxilio nos cálculos de volume dos depósitos.
Durante os dias de levantamento, os topógrafos e Agrimensores percorrem todo o complexo de uma determinada mina com a finalidade de gerar as plantas topográficas e planialtimétricas de cada um dos depósitos existentes e também gerar uma planta geral do complexo, incluindo vias, limites da propriedade e mata.
Este serviço permite estimar seus estoques e saber quais materiais precisam ser lavrados com prioridade para que nenhum dos componentes utilizados no processo faltem na linha de produção.
Outro fator importante é o levantamento topográfico feito na área de lavra. Com o levantamento topográfico da jazida, associado aos trabalhos de sondagem que verificam qual profundidade está o mineral de interesse, a Mineradora consegue estimar, seu consumo médio entre os períodos do levantamento conforme a demanda do mercado bem como saber o valor de suas reservas prevendo desta maneira o tempo de vida útil da lavra.
Paralelamente ao levantamento