Lançamento de prójeteis
O lançamento de projéteis é um movimento que se dá em duas dimensões, isto é, precisamos de dois eixos de coordenadas para descrever o problema (como x e y, por exemplo). Esse tipo de movimento pode ser caracterizado por uma partícula lançada com uma velocidade inicial V0, segundo certo ângulo medido em relação ao eixo horizontal (θ). Tal partícula está sofrendo o efeito da aceleração da gravidade, que age verticalmente e direcionada para baixo, o que acaba impondo uma trajetória parabólica a essa partícula, que resulta da composição dos movimentos na direção horizontal e vertical. Figura : Partícula sendo lançada sob um ângulo θ em relação à horizontal e com uma velocidade inicial V0.
A velocidade é uma grandeza física vetorial. Você sabe o que é uma grandeza vetorial? Algumas grandezas físicas podem ser completamente definidas quando informamos um número e uma unidade. Quando dizemos que a temperatura de uma pessoa é 370 C a informação está completa. A temperatura é uma grandeza escalar. Se dissermos que a velocidade de um automóvel é de 60 km/h não definimos completamente a informação. Não foi dito em que direção e sentido esse corpo se movimenta. A necessidade dessa informação complementar - direção e sentido - caracteriza a velocidade como um vetor. O valor 60 km/h citado no exemplo acima chama-se módulo ou intensidade do vetor velocidade, que também possui direção e sentido. Os vetores são representados por setas, e costuma-se representar um vetor com módulo (ou intensidade) maior que outro por uma seta de tamanho também maior.
Sendo a velocidade uma grandeza vetorial, podemos decompô-la em duas direções, como por exemplo, dois eixos de coordenadas x e y. Isso permite o estudo independente do movimento da partícula nessas duas direções. Na direção vertical temos a gravidade agindo sobre a partícula, o que resulta em um movimento acelerado nessa direção. Já na direção horizontal, se pudermos desprezar o efeito de resistência do