Os estagios de desenvolvimento de compras ou suprimentos
ESTÁGIO 1 – REATIVO
Este primeiro estágio não possui muito agregação de valor, nas tarefas realizadas pelo Setor responsável pela compra de produtos ou serviços.Nessa Etapa do Processo,os Departamentos requisitantes realizam praticamente todas as atividades referentes à negociação da aquisição,deixando apenas para o Setor de Compras, a operacionalização da transação,que se refere à emissão da Ordem de Compras ou,rastreamento da entrega e escrituração de contratos,que tem suas Cláusulas previamente acertadas entre o Setor interno do Requisitante e o Fornecedor.
Os Profissionais do Setor de Compras apenas executam Contratos acertados por outras pessoas, que podem ser seus próprios colegas de Trabalho pertencentes a outros Setores. A Preocupação neste estágio consiste em responder aos estímulos internos. Em algumas ocasiões, os Profissionais do Setor de Compras ou Suprimentos são empregados para sanar as emergências. Isto ocorre devido à falta de Planejamento. Fora dessas ocasiões são colocados em operações rotineiras.
As Medidas de desempenho do Departamento e dos Indivíduos estão relacionados a eficiência e não à eficácia.
Devido a pouca comunicação entre os Setores de Compra e o Setor de Suprimentos e os demais Setores da Organização, gera-se pouca visibilidade desses departamentos perante estes outros Setores.
ESTÁGIO 2 – MECÂNICO
Neste segundo estágio, as Compras são realizadas pelo Setor de Compras ou Aquisição, e pelo Setor dentro deste, responsável por um tipo de Produto, ou seja, para isso é necessário ter competências específicas para o tipo de aquisição planejada.A Comunicação com os outros Setores da Organização é apreciado,para se entender as demandas do Cliente interno.
Inicia-se nesta fase a preocupação com a redução de gastos, levando a tomadas de decisões como o enxugamento no processo de cotação, otimização do fluxo logístico, responsabilidade com as encomendas remitidas