Resenha dobre artigos de compras
Conforme o texto, a aquisição de bens e serviços a serem utilizados na produção e na revenda de produtos responde por considerável parcela no custo de produção vendas, sendo que até 60% do custo de produção ou revenda podem corresponder à compra de componentes, materiais e serviços, junto a fornecedores externos.
Prossegue explicando que, apesar da sua importância, durante muito tempo ocupou papel pouco relevante e secundário dentro das organizações. Foi durante o advento da crise do petróleo, com conseqüente redução de matéria-prima no cenário mundial, que houve uma necessidade de ressuprimento mais eficaz das necessidades internas das empresas. A escassez, assim, trouxe maior atenção da organização para o setor. Todavia, o processo ainda encontrava-se sob forma incipiente naquele momento.
Explica que, com a entrada de novas formas de gerenciamento da produção e introdução de novos conceitos, dentre outras práticas que buscavam maior competitividade dentro de um contexto de globalização, a função Compras passou a também ter de adotar novas práticas de gerenciamento para o setor, emergindo, então, como participante na construção de vantagens competitivas para o negócio.
A seguir, o texto elenca os quatro estágios de desenvolvimento de compras ou suprimentos.
Pode se extrair a idéia de que o primeiro estágio é caracterizado pela pouca agregação de valor realizada pelo setor, devido ao mesmo tão somente operacionalizar a transação, apenas emitindo ordens de compra, fazendo acompanhamento da entrega e escrituração de contratos nos quais não influencia.
Conforme o autor, os profissionais de Compras ou Suprimentos seriam meros executantes respondendo aos estímulos das outras funções dentro da organização. Tal falta de planejamento acaba por converter o setor em mero “apagador de incêndios” e executante de tarefas rotineiras, o que tende a estagnar o