Ambiente macroeconomico
Além do crescimento, outros fatores macroeconômicos são importantes. A previsibilidade é crítica para gerar confiança nos investidores e, assim, assegurar a materialização de investimentos. No Brasil, a implantação formal do sistema de metas de inflação desde 1999 foi um marco que demonstra o comprometimento do país com a previsibilidade de sua economia. Desde 2003, a inflação, medida pelo IPCA, se mantém abaixo de dois dígitos, apenas como comparação, o acumulado do ano de 1993 foi de incríveis 2.477,15%.
Aindano que tange a previsibilidade, é interessante destacar que o Brasil foi o primeiro país emergente a aprovar uma lei de responsabilidade fiscal, com o objetivo de tornar transparentes os gastos públicos e limitá-los às suas capacidades. Apoiada em quatro eixos (planejamento, transparência, controle e responsabilidade), foram definidos parâmetros para a organização fiscal brasileira, que desde 2002 diminuiu sua dívida líquida do setor público como porcentual do PIB de 60,6% para 36,6% ao final de 2011. A expectativa da Secretaria de Política Econômica é que este número chegue a 30% do PIB até 2015. Só como base para comparação países como os Estados Unidos possuem dívida próxima de 100% de seu PIB.
A melhoria das finanças públicas permitiu que o Brasil atingisse melhores níveis de classificação de risco, de 2.000 pontos no EMBI+ em meados de 2002 para aproximadamente 200 hoje, o fato é que passamos por consistentes melhorias na classificação de risco, chegando ao patamar