serviço social
Introdução
A história das politicas sociais está atrelada ao contexto histórico da moderna sociedade capitalista e a consolidação dos estados nacionais. O fortalecimento da nova ordem liberal e capitalista favoreceu o surgimento de recursos de combate à pobreza,causada pela instabilidade de políticas sociais.
Desenvolvimento
Nas décadas de 1980 e 1990;o páis o presenciou o processo de democratização da nossa sociedade,com a ruptura do regime militar apatir de 1979 surgiram manifestações da sociedade civil ,que colaborou para a participação política. Durante a década de 1980 a sociedade brasileira foi marcada por conquistas democráticas que ganharama cena pública como o fortalecimento dos sindicatos,a visibilidade das demandas populares e a luta por direitos sociais.Com os avanços no campo dos direitos sociais,consagrados na constituição de 1988,que foram resultados da mobilização e pressão dessa massa que surgiu conquistando espaços de participação popular. Surgem então os conselhos deliberativos.Nos anos 90 apareceram vários conselhos em âmbito nacional,estadual e municipal visando a implementação de políticas sociais nas diversas areas da saúde, educação,assistencia social,meio ambiente,habitação,previdência e direitos da mulher dentre outros. Com o LOAS(lei orgânica de assistência social ) a assistência social passa a ser compreendida como política pública,visando a garantia de padrões de proteção social. A participação não é algo dado nem concedido como dádiva,mas sim um processo de conquista.
A origem das conferências de saúde Na década de setenta surgiu com grande força o movimento de reforma sanitária, grupo responsável por discussões importantes como integralidade, descentralização e a universalização. Nessa fase aumentou o conjunto de análises e interpretações responsáveis por grandes mudanças na saúde pública do País. Foi quando começaram as primeiras manifestações importantes para