Serviço Social
Serviço Social
3ª semestre
Professora: Solimar
Guerra Dos Canudos
Laranjeiras do Sul, 30 de abril de 2014
A Guerra dos Canudos foi um confronto entre os Exércitos Brasileiros e integrantes de um movimento popular. Esse movimento foi liderado pelo Antônio Conselheiro, e aconteceu na comunidade de Canudos que durou de 1896 a 1897.
As pessoas que sofriam pelas secas, desempregos e entre outros, estavam enfrentando uma crise econômica social, e os mesmos partiram para a comunidade de Canudos onde acreditavam que iriam melhoras de vida. Os fazendeiros da época juntaram-se com a igreja onde formaram um grupo de pressão contra Antônio Conselheiro, pois rumores de que Canudos iria atacar cidades vizinhas se formaram. No entanto, não encontraram nenhum vestígio de que esses rumores fossem verdadeiros, mas mesmo assim o Exército foi mandado para Canudos, onde o mesmo foi destruído.
Isso mostra que dês daquela época regiões passavam por crises econômicas sociais, como acontece atualmente. Uma história de um povo tentando lutar pelos seus direitos, indo atrás de uma vida melhor, igualmente a hoje em dia, e tendo suas consequências, como guerras. Hoje em dia essas guerras se mostram nos movimentos populares. Os olhos da população se abriram e os “superiores”, ou, o Governo não aceita isso, pois assim o povo clama por seus direitos.
Quando acontecem os movimentos nas ruas a guerra começa, onde policias ou até mesmo a tropa de choque surge para conter o povo que busca uma vida melhor, justiça e igualdade para todos. Isso se assemelha a Guerra de Canudos, pois o povo estava buscando uma vida melhor em Canudos, e os “superiores” achavam que estavam querendo começar uma destruição de outras regiões, então começou a guerra.
Lutar pelos direitos em uma região em que