Serviço Social
PROJETO FAMÍLIAS ASSISTIDAS
“CASA DE ACOLHIDA”
1. APRESENTAÇÃO GERAL
A Casa de Acolhida, originada da Casa do Migrante, propicia o atendimento das necessidades básicas para recuperações físicas, psíquicas e reintegração ao convívio social de até 30 pessoas em condição de rua encontradas na Estância Turística de Ribeirão Pires. O período do atendimento é indeterminado (dependendo do caso), uma vez que a casa de Acolhida é uma Casa de Passagem.
Atualmente, o Projeto está situado na Rua Aurora, n°103 na Vila São José, município de Ribeirão Pires, Estado de São Paulo. Em sua estrutura hoje, a Instituição conta com a parceria da Prefeitura Municipal e Promoção Social da Estância Turística de Ribeirão Pires e com os serviços de profissionais aptos para a demanda diária de trabalhos.
2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO
O trabalho assistencial iniciou-se em 2000 como trabalho voluntariado, onde se entregavam alimentos diariamente para a população de rua do município. Após muito esforço e muitas tentativas de desenvolvimento do projeto, a atual Presidente da Associação,
Sra. Marcia Cristina Zancaneli conseguiu com a Prefeitura Municipal a locação de uma casa para a alimentação, higiene pessoal e assistência social desta população, gerando a Casa do Migrante. Após avaliação do “Projeto Casa do Migrante” e levantamento de planos de melhorias para o projeto, notou-se uma preocupação em estabelecer regras e critérios na estrutura da Casa do Migrante para que os trabalhos fossem realizados de maneira direta e satisfatória, tendo como solução a contratação de funcionários aptos para a demanda diária de trabalhos e também, a necessidade de uma Sede maior para que estas pessoas não retornassem a dormir nas ruas do município, oferecendo abrigo temporário. Por fim, foi gerada a “Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo”, tendo como seu Projeto inicial o Projeto Casa de Acolhida.