serviço social
Trabalho por josevaldo pereira cavalcante, estudante de Serviço Social @ , Em 30/11/-0001
5
Tamanho da fonte: a- A+
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar a ciência antropológica, seu objeto de estudo e os conceitos fundamentais. Discutir a formação e o desenvolvimento do pensamento antropológico a partir das principais escolas teórico-metodológicas. Analisar a contribuição da antropologia para a compreensão da realidade brasileira. Estabelecer a relação entre antropologia e o serviço social. Desenvolvimento
A antropologia é o estudo do Homem na sociedade, desde o tempo antigo até os dias atuais. O seu comportamento perante a sociedade e suas mudanças no decorrer da história. Num serviço social é preciso ter a visão do homem perante a sociedade atual. Isso ajuda no desempenho do seu trabalho além de entender alguns problemas que ocorrerão.
Baseado nesse conceito a antropologia é o elo, a corrente para que o profissional na área do Serviço social possa desempenhar bem o seu papel. Conhecer o homem na sua essência, respeitando sua individualidade é um trabalho complexo um desafio aos futuros Assistentes Sociais.
Os assistentes sociais se depararam com diversos grupos sociais, cujos interesses nem sempre irão corresponder aquilo que vocês irão julgar como o melhor e o mais importante para suas reais necessidades. Então, os conhecimentos antropológicos irão auxiliá-los a estabelecerem uma atitude profissional que lhes permitam conciliar seus conhecimentos técnico-científicos com as necessidades e interesses dos seus usuários.
As ramificações da Antropologia: Antropologia Pré-Histórica, Antropologia Física ou Biológica; Antropologia Social, Cultural e Etnologia. O desenvolvimento da Antropologia ao longo da história e as principais escolas antropológicas: Evolucionismo; Escola Sociológica Francesa; Difusionismo, Funcionalismo e Estrutural Funcionalismo; Culturalismo; Estruturalismo; Interpretativismo e