serviço social
1 INTRODUÇÃO 3
3 UN. CANETAS 11
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, surge um problema que vem ocorrendo principalmente nas pequenas cidades, a ocupação informal de loteamentos e as invasões de espaços urbanos subutilizados, inacabados ou abandonados. Por força da demanda crescente por moradia popular, a população de baixa renda procura os loteamentos ou áreas passíveis de ocupação que emergem em locais afastados dos centros da cidade, formando ocupações irregulares, em áreas de risco, em áreas públicas, de preservação ambiental e até mesmo as margens das vias de transporte.
Na cidade de Sumidouro, localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, recentemente, após os eventos climáticos que se abateram sobre a região, um grupo de famílias que residia em áreas de risco e que perdeu (no todo ou em parte) as suas moradias, resolveu invadir uma edificação não concluída, localizada na periferia da cidade e que seria destinada à construção de um hospital municipal.
1- Tema
Fatos GERADORES DA OCUPAÇÃO INFORMAL Num próprio municipal localizado no bairro “carapinão”, em sumidouro – rj, e os IMPACTOS URBANOS DECORRENTES.
2 - Delimitação e formulação do Problema
A preocupação com os impactos das ocupações irregulares e o contraponto do direito à moradia,
3- Formulação dos objetivos Gerais e Específicos:
3.1- Objetivos Gerais:
Pesquisar e analisar a dinâmica socioeconômica dos moradores do prédio público ocupado no Bairro “Carapinão”, em Sumidouro, RJ.
3.2- Objetivos Específicos
- Identificar o local da moradia anterior dos ocupantes.
- Realizar estudos bibliográficos visando a construção de referência contextual e metodológica para a análise do problema.
- Identificar os laços de integração ou segregação estabelecidos à população na área ocupada.
- Identificar