ATPS Serviço Social Contemporaneo
DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
AVANÇOS DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social nasce na década de 1930, por iniciativa da Igreja Católica e juntamente á implantação das leis sociais, a igreja católica recrutava os agentes sociais dentre os membros da classe demoninante fornecendo-lhes uma formação ideológica cristã.
Em 1932 foi inaugurado o centro de estudos e ação social (CEAS) de São Paulo, como primeira iniciativa de formação de trabalhadores sociais baseado no método de ensino da escola católica de serviço social de Bruxelas. Em 1940 surgi Instituto de Serviço Social apenas destinado a homens e com a oferta de bolsas gratuitas, subsidiadas pelo estado, essa iniciativa foi criada para levar o trabalho social aos presídios masculinos e instituições para menores.
A expansão do serviço social no país ocorre a partir de 1945, por conta das exigências e necessidades do período capitalista no Brasil e as mudanças que ocorrem no mundo após o termino da 2º guerra mundial. Durante esta década a ação profissional na saúde se amplia, a influência norte americana substitui a européia. Logo após foram criados alguns mecanismos de interação mais efetiva. Na ação profissional, o julgamento moral com a relação a população “ cliente” é substituída por uma analise de cunho psicológico.
O assistente social consolidou uma tarefa educativa na vida da “clientela’’ com relação aos hábitos de higiene e saúde, e atuou nos programas estabelecidos pelas normas da política de saúde. Ele vai atuar nos hospitais colocando-se entre a instituição e a população, a fim de viabilizar o acesso dos usuários aos serviços e benefícios, utilizando-se plantão, triagem ou seleção, encaminhamento, concessão de benefícios e orientação previdenciária.
Na década de 50 e 60 surgem nos EUA propostas racionalizadoras como: “Medicina Integral”, “Medicina Preventiva”, “Medicina Comunitária”, porém não repercute no trabalho do assistente social no Brasil. No