serviço social
Sempre que se inicia uma discussão sobre comunicação logo se evidência a transmissão de informações, os meios de comunicação de massa e, hoje, as tecnologias de informação. Porem o processo comunicativo representa muito mais que isso, ele é o responsável pela condição social de todo ser humano, é pela comunicação que aprendemos a “cultura”, isto é, os modos de pensamento e ação, crenças e valores, hábitos e tabus.
A comunicação popular possui grande potencial transformador e democratizante. O país também possui uma ampla rede de comunicadores populares, colaboradores ou não de movimentos e entidades, que se expressam das mais diversas formas e sob as mais variadas linhas político-ideológicas.
Cicília Maria krohling peruzzo (2006, p.2) aponta como elemento comum da comunicação popular, alternativa e comunitária que “o sentido político é o mesmo, ou seja, o fato de tratar-se de uma forma de expressão de segmentos excluídos da população, mas em processo de mobilização visando atingir seus interesses e suprir necessidades de sobrevivência e de participação política”
Há duas formas de comunicação: a falada e a escrita, no entanto esses dois tipos de comunicação pode ser intermediados por vários modos de tecnologia, veículos e sistemas. As duas formas e as diversas tecnologia permitem classificar os meios de comunicação em três categorias: comunicação pessoal, comunicação escrita e comunicação por meio de equipamentos.
O processo de compreensão e tomada de decisão recebe nos estudos da comunicação de feedback.
Um bom assistente social deve dar e receber feedback e nem sempre a comunicação é uma habilidade nata.
Serviço Social nos meios de comunicação
Entende-se a comunicação e como a influência mútua de informação entre sujeitos ou objetos. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações assim com os meios de comunicação e o acesso relativamente fácil, só não se expressa quem não deseja, ou