119316110302
551 palavras
3 páginas
Sumário:Introdução ______________________________________________ Pág 01
Atmosfera ______________________________________________ Pág 01
Solo ______________________________________________ Pág 01
Referência ______________________________________________ Pág 02
Meios Corrosivos:
Introdução: A natureza do meio corrosivo que se encontra próximo da superfície metálica é de grande importância. No caso de trocadores de calor, por exemplo, o meio corrosivo vai apresentar uma temperatura mais elevada na parte em contato imediato com a superfície metálica dos tubos. Tal fato pode acarretar uma decomposição, nesta região, dos produtos usados para tratamento da água, como no caso de polifosfatos que, em temperaturas elevadas se convertem em fosfatos e se depositam nos tubos provocando entupimento dos mesmos. Dois dos principais meios corrosivos são:
Atmosfera:
A ação corrosiva da atmosfera é influenciada principalmente pela poeira, gases e umidade relativa, sendo de importância particular o SO2 (dióxido de enxofre) resultante da queima de carvão, óleo e gasolina, que contém enxofre. O dióxido de enxofre é oxidado a SO3 (trióxido de enxofre) que, com a umidade do ar, forma H2SO4 (ácido sulfúrico), tornando a atmosfera bem mais agressiva. Por esse motivo, as atmosferas industriais são mais corrosivas que as rurais. Outro fator importante para a ação corrosiva da atmosfera é a umidade. Em atmosfera de umidade relativa inferior a sessenta por cento, a corrosão é praticamente nula.
Solo:
O comportamento do solo como meio corrosivo é de grande importância, levando-se em consideração as enormes extensões de oleodutos, gasodutos, aquedutos e cabos