SERVIÇO SOCIAL
RELATÓRIO DO ESTÁGIO
RESUMO
ICÓ-CE
2012
NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
A saúde da família é uma das principais estratégias propostas pelo Ministério da Saúde no Brasil. Para ampliar o leque de serviços oferecidos aos usuários da Atenção Básica, o Ministério da Saúde criou o NASF, através da Portaria nº 154 GM/2008, em que prevê duas modalidades de NASF: o do tipo 1 e o tipo 2, e seus recursos orçamentários fazem parte da PAB e compõem o bloco financeiro da atenção básica, através da transferências do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de acordo com as modalidades.
O NASF está dividido em nove áreas estratégicas, sendo elas: atividade física/prática corporal; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança; do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.
O Serviço Social no NASF está em consonância com os princípios éticos e políticos da profissão e do projeto de reforma sanitária, suas ações visam fortalecer a promoção da cidadania, propiciando maior integração entre serviço social e outros equipamentos públicos, assim contribuindo para o desenvolvimento das ações intersetoriais. O Serviço Social é construído no espaço do território, onde se encontram a comunidade, as famílias e os indivíduos no qual as práticas do Serviço Social no campo da ESF, possibilitam aos profissionais a definição de suas competências, compreendo-as como um conjunto de práticas e saberes mais extensos na interlocução e na vivência cotidiana com a população na efetivação com promotor de saúde e cidadania.
Os objetivos do Serviço social no NASF é garantir com escuta e acolhida dos usuários com qualidade, dando apoio para criação de espaços grupais, incentivar a participação da comunidade nos conselhos existentes na localidade, conhecer sobre a população atendida na área da