mendel
OBS: O material apresentado, constitui um roteiro de estudo para o aluno, que deve consultar a bibliografia INDICADA no inicio do curso.
1) CARACTERÍSTICAS HistologiCAS
Características: Tecido ósseo é um tipo especial de tecido conjuntivo, sendo caracterizado por uma matriz extracelular solidificada pela presença do depósito de cálcio em suas estruturas, por intensa vascularização e inervação. Sendo considerado entre os tecidos de ocorrência sistêmica, aquele de maior resistência, é o tecido que mais sofre modificações. Caracteriza-se por ser muito rígido e bastante resistente.
O endósteo é formado por fibras reticulares e osteoblastos.
O periósteo é composto pela camada fibrosa, mais interna, e pela camada osteogênica, mais externa. Ele se encontra aderido à superfície externa da diáfise do osso. Funções: proteção e sustentação são as principais. Além disso, se destaca por participar do sistema de alavanca, dar apoio para os músculos, aumentar a coordenação e a força dos movimentos, e armazenar substâncias como cálcio e fosfato. Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos abdominais;
Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea, este processo chama-se hematopoiese;
Reserva de íons principalmente cálcio e fósforo;
Funcionamento conjuntamente com articulações, músculo esquelético, tendões, tudo isto para trasmitir movimento para todo corpo;
No tecido ósseo, destacam-se estes tipos celulares típicos:
Osteócitos: os osteócitos estão localizados em cavidades ou lacunas dentro da matriz óssea. Destas lacunas formam-se canalículos que se dirigem para outras lacunas, tornando assim a difusão de nutrientes possível graças à comunicação entre os osteócitos. Os osteócitos têm um papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea.
Osteoblastos: os osteoblastos sintetizam a parte