web aula unopar
A procura do Consumo Sustentável
Introdução
O texto desta aula está baseado na publicação do Ministério do Meio Ambiente intitulado de Manual de Educação para o Consumo Sustentável, publicado pelo IDEC em 2005, salientado nas referências.
Um dos tópicos deste manual enfatiza que é preciso reagir contra o consumismo desenfreado preconizado pelas mensagens publicitárias. Para isso é preciso desenvolver nossa capacidade crítica em relação à publicidade, para evitar a manipulação da nossa liberdade de escolha. É necessário também estar atento para os vários aspectos da elaboração do produto, antes, durante e depois da fabricação. É preciso adotar o hábito de avaliar etiquetas e embalagens, verificar a natureza do produto, sua qualidade, sua real utilidade, se o preço corresponde ou não a qualidade e qual pode ser seu impacto ambiental e social.
Na hora de comprar, é importante levar em consideração todos esses fatores, mas talvez o mais difícil, e o mais importante, seja não perder jamais de vista as nossas reais necessidades e evitar os exageros criados por uma cultura consumista.
Dica importante
- Escolha produtos com embalagens simples ou que possam ser reutilizadas ou recicladas.
- Na hora de ir às compras, que tal levar aquelas antigas sacolas de feira para trazer a compra para casa? - Ir além do consumismo
A sensibilização ambiental humana tem estimulado o mercado a levar em conta implicações ambientais dos produtos desde sua elaboração. No entanto, nem sempre isso reflete uma verdadeira preocupação da empresa em melhorar seus produtos do ponto de vista ambiental.
Em vários países europeus, onde a certificação já é uma instituição legal, as empresas têm mudado, no Brasil também estão começando as preocupações. Hoje vender um detergente que danifica o meio ambiente é mais difícil, porque o consumidor já esta consciente e informado de seus efeitos negativos.
Um selo verde num produto não significa que ele não