Mendel
1ª Lei de Mendel: (Monoibrídismo) Cada caráter é condicionado por dois fatores. Eles se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator por gameta. (Lei da segregação de genes).
Observações de Mendel :
P (parentais): primeiros cruzamentos;
F1: filhos do cruzamento parental.
Conclusões:
Cada característica é determinada por 2 genes;
A primeira lei de Mendel é uma confirmação da meiose;
A utilização da mesma letra (AA e aa) é justificado por serem genes alelos.
A segunda Lei de Mendel: (Diibridismo) Os genes para dois ou mais caracteres são transmitidos aos gametas de forma totalmente independente, um em relação ao outro. A segunda lei também e conhecida como lei de segregação independente.
Uma fórmula, onde é fácil descobrir quantos tipos de gametas são possíveis é o 2n, onde n representa numero de heterozigotos do genótipo. Essa fórmula só indica o numero, para sabermos os tipos é usado o sistema de chaves.
Por não ser prático a Segunda lei de Mendel pode ter seu uso substituído por noções de probabilidade.
Condição: as características tem que estar em cromossomos diferentes, se ocorrer o contrário (dois caracteres estarem no mesmo cromossomo é um caso de Linkage).
A meiose e a 2ª lei de Mendel: A segregação independente postulada por Mendel só e valida para o caso em que os genes estejam localizados em cromossomos diferentes.
Construindo um heredograma
No caso da espécie humana, em que não se pode realizar experiências com cruzamentos dirigidos, a determinação do padrão de herança das características depende de um levantamento do histórico das famílias em que certas características aparecem. Isso permite ao geneticista saber se uma dada característica é ou não hereditária e de que modo ela é herdada. Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica.
Construir um heredograma consiste em representar, usando símbolos, as