Memoria
A memória tem como função a manipulação de dados e informações (instruções de um programa e dados). Seja permanentemente ou temporariamente, assim estabelecendo um nível maior de processamento das atividades em andamento, pois ela ajuda o processador no processamento. Atualmente temos vários tipos de memorias, assim dizendo como a memória CACHE, RAM, ROM, secundária, principal, dentre outras. Veremos mais sobre cada uma nos próximos tópicos. Relatório 2- Características de Memória
2.1 Tipos e características de memória de acesso aleatório. A memória principal (RAM - Random Access Memory) é a memória de trabalho da UCP, seu grande “bloco de rascunho”, onde os programas e os dados e sucedem em execução, uns após os outros.
É fabricado com a tecnologia de semicondutores, o que lhes permite elevada velocidade de acesso e transferência de bits, já que são circuitos apenas elétricos em funcionamento. A velocidade de propagação de um sinal elétrico é cerca de 300.000 km/s (velocidade de luz).
A memória RAM permite o acesso a qualquer uma das células de memória a qualquer tempo, se diferenciando das memórias chamadas sequenciais (como as fitas magnéticas), nas quais é necessário acesso a todos os registros até a identificação da célula desejada.
Hoje em há dois tipos de memória em uso, que são as SDRAM e a DDR-SDRAM. As memórias SDRAM trabalham sincronizadas com os ciclos da placa mãe,