professora
RESUMO: Neste trabalho, buscamos refletir e apresentar uma breve discussão teórica da Análise do Discurso de linha francesa analisar, bem como refletir sobre os fatores que influenciam na construção do discurso. Para isso, respaldamo-nos em alguns teóricos que propõe discussões e esclarecimentos a respeito da teoria e, a partir dos aspectos teóricos discutidos a respeito da AD, mostramos que a AD vem contribuindo essencialmente para os estudos lingüísticos, bem como para a compreensão de discursos produzidos e padronizados pela sociedade por ser uma teoria que busca compreender a multiplicidade de sentidos nos discursos.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A linguagem sempre esteve associada ao caráter interativo/dialógico que assegura a comunicação entre os indivíduos e revela a formação e a sua participação social. É por apresentar essas particularidades que as pesquisas lingüísticas que vêm sendo desenvolvidas ultimamente apontam para a necessidade de estudar a língua na sua funcionalidade, já que muitos de seus aspectos só têm sentido quando relacionados ao contexto sócio-histórico de produção.
Para Brandão (2004), a linguagem é um espaço conflituoso de "confronto ideológico" que não pode ser estudada fora das condições de produção, já que é constituída dos aspectos históricos e sociais. Assim, a Análise do Discurso ao se propor analisar o discurso, analisa-o ultrapassando os aspectos formais, aprofunda-se em aspectos extradiscursivos, a fim de chegar à construção de sentidos, considerando o contexto social, histórico e ideológico em que o discurso foi produzido.
Uma das principais razões de se desenvolver um estudo voltado para a Análise do Discurso foi o fato de a linguagem ser vista como um processo de interação social e que é por meio dela que o homem pode ter a capacidade de construir significados da realidade que o rodeia e que seus valores, seus pensamentos são reflexos dela, até mesmo suas