Serviço Social
1 º Gênero Textual de cunho Jornalístico
Todas produções textuais de gênero tem a finalidade própria do autor pelo discurso do objeto proposto e todas estas dependem do objetivo proposto pelo emissor diante do ato comunicativo. E se tratando de notícia, qual seria esta intenção pretendida? De certo para nos informar sobre determinados fatos ocorridos no Brasil e mundo, estamos tratando de um texto bastante utilizado nos meios de comunicação.
Em virtude da notícia compor uma categoria de avisar com vigor no meio jornalístico, pode- se caracterizar como uma narrativa técnica. Tal atribuição está enquadrada principalmente na natureza linguística, pelo fato de ser diferente da literária que visa a regra, se revela em traços de subjetividade, ou seja, a imparcialidade nesta área é a palavra de ordem. Como a notícia se pauta em relatar fatos de interesse ao público, a linguagem deve ser clara, objetiva e precisa, longe da possibilidade de mútiplas interpretações por parte do público alvo.
Este texto é constituido por:
Título principal – geralmente apresenta-se destacado de uma forma bem evidente, com a finalidade de despertar a atenção do leitor.
Título auxiliar – é um complemento principal, acrescenta algumas infotmações de modo a tornar mais atrativo.
Lead – corresponde ao primeiro parágrafo, normalmente sintetiza alguns traços peculiares condizente ao fato, procura os traços básicos relacionando as seguintes perguntas: Quem? O que? Onde? Quando? Por quê?
Corpo da notícia – relaciona a informação de forma mais detalhada no que se refere os acontecimentos mencionados.
Um exemplo bem claro disto é uma manchete com o título principal: Mulheres ainda são minoria na Arte?
Título auxiliar: Como trabalhos de Frida Kahlo, Nan Goldin, Louise Bourgeois, Lygia Pape dentre outras 61 artistas, estão em exposição no Rio de Janeiro reacende a questão: mulheres ainda são minoria na arte?
Lead: Por volta de 1880, todas as