Manual de Estágio
Curso:
Administração, Orientação e Supervisão:
Gestão Educacional
Organização:
Prof ª Vergilia Costa
2008
APRESENTAÇÃO
A primeira inquietação de todo educador quando se aproxima a época de realizar o estágio é “o que fazer”, pois encontra-se na perspectiva do como irá fazer e sente necessidade de conhecer como deverá direcionar sua prática educativa.
Se levarmos em conta que o homem não nasce com suas capacidades desenvolvidas, e é ao longo de sua existência pelas relações que estabelece com seus semelhantes, que ele as desenvolve, porque nasce e mantém enquanto vive, produzindo e modificando os conhecimentos e a cultura, a educação estará ligada a esta capacidade e será parte do processo de socialização, que humaniza o homem e propicia o desenvolvimento de suas capacidades.
A gestão escolar como parte indissociável deste processo, contribui para o aperfeiçoamento das atitudes que revelam o ser humano, como sujeito co-responsável e participativo. Para tal, questões básicas como: O que fazer ? Como fazer e para que fazer? Devem permear o ser e o fazer pedagógico.
Tais reflexões ajudam a perceber a realidade e, a partir dela assumir com coerência a finalidade da educação que deve estar inserida no contexto cultural, político e sócio-econômico.
Nesta perspectiva, é que os pós-graduados em Gestão Educacional da Universidade Castelo Branco, terão neste manual os direcionamentos para poderem realizar o estágio com segurança
I. ASPECTOS TEÓRICOS
1. Conceito de Estágio:
É um termo prático de caráter técnico, social, cultural e atitudinal que proporciona a aplicabilidade de conhecimentos teóricos, através da vivência em situações reais da futura profissão. São realizados junto a pessoas jurídicas, públicas e privadas, sob a responsabilidade e coordenação da UCB. É o estágio que irá possibilitar o primeiro contato com sua futura profissão. Como estagiário se aprende a fazer fazendo e faz aprendendo e ainda incentiva a