Manual de Humanização na Maternidade
A maternidade deve ser uma independência da área hospitalar com condutas obstétricas, afastada do processo patológico, para não ocorrer casos de infecções na mãe ou no bebê. Deve ser em local com um ambiente agradável e alegre, e assim proporcionar mais segurança a gestante e seus familiares.
Ter profissionais qualificados e exclusivos na área obstétrica, contando com uma equipe de enfermagem preparada e com conhecimentos exclusivos, para uma melhor assistência a gestante.
Unir a sala de pré-parto com a sala de parto, ajuda evitar tensões tanto da parte da gestante quanto dos profissionais. Proporciona quartos individuais, e assim melhorar o conforto da gestante e de seus familiares, dando a possibilidade para a mesma de ter um acompanhante de sua família, sem tirar a sua privacidade.
O profissional deve orientar e incentivar o acompanhamento de algum familiar, assim a parturiente se sentirá mais segura e receberá um melhor apoio emocional.
O hospital deve oferecer a gestante, a oportunidade de conhecer as instalações oferecidas. Conhecendo toda a estrutura, rotina e até mesmo os profissionais que estarão a acompanhando no dia do parto, proporcionará mais segurança no dia de sua internação.
Propor programas, palestras, reuniões, cursos de orientação e informação de gestação. Ter acompanhamento gestacional com um profissional da instituição, e elaborar um planejamento de assistência contínua desde a gestação até o parto.
Sempre estar preparando a equipe (Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares) com palestras, seminários, cursos entre outros. Obtendo melhor conhecimento e informações sobre novas tecnologias.
No dia do parto, a gestante deve ser orientada e receber todos os tipos de informações, desde a troca de roupa até os procedimentos que serão executados. Deixar a parturiente bem informada, trará mais conforto e segurança.
A gestante permanecerá com seu acompanhante de caráter familiar, e ela optará pela