projeto social carmosina coutinho
PROJETO DE ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO PARA ACOMPANHANTES: A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL MATERNIDADE CARMOSINA COUTINHO EM CAXIAS – MA
Francisca da Silva Chagas
Caxias – Ma 09/2015
I-INTRODUÇÃO: http://www.redehumanizasus.net/7121-projeto-de-acolhimento-e-humanizacao-para-acompanhantes-a-insercao-do-servico-social-de-uma-instituicao-federal-d
Definição de Humanização:
HUMANIZAÇÃO→ S.f. Ato ou efeito de humanizar(se).
HUMANIZAR→ V.t.d. 1. Tornar humano; dar condição humana a; humanar. 2. Tornar benévolo, afável tratável;3. Fazer adquirir hábitos sociais polidos; civilizar.
HUMANO→ ( Do latim humanu.) Adj. 1. Pertencente ou relativo ao homem; 2. Bondoso, humanitário.
Segundo o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH). O Humano é o que difere o ser humano da natureza e dos animais; é que seu corpo biológico é capturado desde sua formação por uma rede de imagens e palavras, que vão desde o primeiro contato materno até o social. E são essas imagens e linguagens que vão caracterizando o desenvolvimento biológico, que resulta em um ser humano com funcionamento e modo de ser singulares.
Em 2002 o Ministério da Saúde, na gestão do ministro José Serra, apresentou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, contanto com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde em todo país. Com o objetivo de buscar estratégias que possibilitem a melhoria do contato humano entre o profissional de saúde e o usuário, visando um melhor funcionamento do Sistema Nacional de Saúde.
Com base nesses preceitos humanizar na saúde também pode ser entendido como garantia da palavra e à sua dignidade ética, ou seja, comunicação e humanização caminham juntas, pois dependem da capacidade de escuta, fala, e do diálogo com os semelhantes.
O programa de Humanização Institucional na Maternidade Carmosina Coutinho (MCC) iniciou-se em 2014,