serviço social
Os principais agentes patogênicos são os vírus, as bactérias e os fungos. Essas doenças atacam principalmente o público jovem.
De modo geral, o uso de preservativo, associado a alguns cuidados, impedem o contágio e disseminação. Contudo se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso, podem levar à infertilidade, gravidez, surgimento de outras doenças oportunistas e até a morte.
Algumas das principais DSTs:
Sífilis -É uma doença com evolução crônica (lenta) com surgimento de lesões nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro.
Gonorréia - Provoca a inflamação do canal urinário, pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos.
Tricomona – Atinge, principalmente, o aparelho digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra nos homens.
Clamídia - Provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos, infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade.
AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um retrovírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções. Dentre os sintomas iniciais destaca-se: fadiga, febre, distúrbios do sistema nervosos central, inchaço crônico dos gânglios linfáticos e o surgimento de vesículas