Relatório
MÉTODOS DE PURIFICAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
GOIÂNIA, GO
2013
MÉTODOS DE PURIFICAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
Relatório apresentado à componente Laboratório de Química sob orientação da Profª Lidiane Michelini. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Curso: Engenharia Elétrica
GOIÂNIA, GO
2013
RESUMO
No primeiro experimento, foi realizada uma reação entre Na2SO4 e Ba(OH)2, com formação de NaOH e Ba2SO4. No segundo, entre FeCl3 e NaOH, com formação de NaCl e Fe(OH)3, filtrando-se as soluções. Logo após, foram misturados, em três tubos de ensaio, substâncias diferentes entre si. No primeiro, 3 mL H2O(l) + 3 mL de óleo de cozinha. No segundo, 3 mL H2O(l) + 3 mL de Clorofórmio. No terceiro, 3 mL de Clorofórmio + 3 mL de óleo de cozinha. Cada tubo de ensaio revelou uma característica diferente entre cada mistura.
1.INTRODUÇÃO
As misturas podem ser homogêneas, heterogêneas ou coloidais.
Uma mistura heterogênea é uma mistura que não possui as mesmas propriedades em toda sua extensão.
Nas misturas homogêneas é praticamente impossível de definir seus constituintes, devido às características (cor, cheiro, densidade) das substâncias que se tornam semelhantes. Já nas misturas heterogêneas, pode se perceber a imiscibilidade das substâncias, com isso, facilmente a distinção de seus constituintes e a separação dos mesmos.
Os métodos de separação (numa análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separar os componentes de um sistema.
2.OBJETIVOS
Reconhecer misturas heterogêneas e aprender técnicas de purificação de misturas heterogêneas.
3.MATERIAIS E