0% enviado / Abra seu presente
Em 1921, em Congresso, nasce o PNF – Partido Nacional Fascista, no qual Mussolini passa a ser líder indiscutível. Ainda com pouco apoio na sociedade italiana, nas eleições desse ano só consegue 35 deputados para o Parlamento.
Início de uma campanha muito forte de propaganda, agitação e, sobretudo, violência (ataques a sedes de sindicatos, partidos políticos, espancamentos, assassínios mesmo) muita dela realizada Camisas Negras pela “tropa de choque” do PNF, os Camisas Negras.
Em 1922 os fascistas organizam a “Marcha sobre Roma”, e o rei Vítor Emanuel III, com medo de uma guerra civil, convida Mussolini a formar governo. • Começa então a perseguição, o medo o terror sobre a oposição, o controle dos meios de comunicação, e nas eleições de 1924, o PNF consegue através de fraude a maioria absoluta dos votos. Marcha sobre Roma. Benito Mussolini baseou o Estado fascista no corporativismo, no intervencionismo econômico por parte do Estado e também no expansionismo militarista.
1924: por meio de eleições fraudulentas, os fascistas conseguem a maioria do parlamento 1925: Mussolini tornou-se Duce (chefe supremo da Itália), eliminando os principais focos de oposição.
1925/ 1943: Reconstrução da economia italiana + ditadura + participação da 2ª guerra mundial.
Apesar de ter origem oficialmente em 1919, o fascismo torna-se conhecido a partir de 1922, quando Mussolini chega ao poder. Mussolini permaneceu no poder até 1943. Foram, portanto, 21 anos de governo sob o regime fascista, resumido por Benito Mussolini da seguinte forma: “Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.
Implantação do Nazismo na Alemanha
Após a primeira guerra mundial foi estabelecido na Alemanha o regime democrático, originando uma situação bastante difícil. A situação econômica agravou-se, devido à guerra, e ao pagamento das indenizações exigidas pelos vencedores da guerra.
A ocupação da rica zona do Ruhr pela França, como forma de obrigar ao pagamento