Psicologia do Desenvolvimento
Isadora Barbosa e Silva
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Trabalho apresentado ao Departamento de Psicologia da PUC Goiás como requisito parcial para a disciplina: Psicologia do Desenvolvimento I, ministrada pela professora: Noecyr Mendonça
Goiania, 2012
O Desenvolvimento Infantil
Isadora Barbosa e Silva
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Uma vez que é tão difícil os pais terem interações duradouras com os filhos em tempos que “tempo é dinheiro”, a maioria dos pais recorrem a creches, babás ou os próprios parentes à procura do melhor cuidado possível para seus filhos (Brazelton e Greenspan, 2002). O desafio de hoje em dia é criar ambientes verdadeiramente sustentadores para as crianças, de modo que elas não se sintam sozinhas ou rejeitadas pelos pais.
Na creche, as crianças tentam criar múltiplos vínculos afetivos com as pessoas que não são suas mães, mas que tentam desempenhar tal papel. Em creches vemos crianças emocionalmente carentes, elas se aproximam de qualquer adulto e os agarram, vemos isso em orfanatos aonde existe a privação emocional. O indício de uma menor interação recíproca não é o suficiente para fornecer a segurança que uma criança precisa, para dar aos pais opções mais flexíveis precisa-se melhorar as creches e diminuir o tempo que as crianças passam nelas.
Além dos filhos de pais que