Serviço social
O homem está condicionado a produzir, a concorrência da vida moderna faz com que se sinta pressionado.
A sociedade cada vez mais competitiva origina grandes diferenças sociais. Com receio de ser excluído o homem está buscando novos conhecimentos. A sociedade exige o ritmo das máquinas, mas para isto o ser humano precisa ser valorizado e respeitado.
Na era da modernidade, competitividade, produtividade e lucratividade que pratica-se a gestão de pessoas, definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, ainda cresce o volume de pessoas com estresse, outros problemas como solidão, depressão, causados por essa pressão contínua e excessiva de uma sociedade capitalista.
Com a tecnologia avançada os hábitos mudaram profundamente na sociedade e as relações de trabalho.
Os trabalhadores quando não excluidos, precisam estar sempre se renovando, para companhar o ritmo de mercado que por sua vez aumenta a exigência.
As técnologias de informação e o aumento da importância do processo eletrônico trouxeram mudanças. O número de trabalhadores com atividades operacionais diminuiu devido a robotização. Ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é computador ( analfabeto digital ) e por isto passam a ser excluidas da sociedade atual.
Isto porque o homem e a máquina não tem tempo a perder e a rapidez aplicada na tecnologia também serve para ele e seu cotidiano.
É como uma cooperativa vários trabalhadores condicionados a um único objetivo. Só pode decorar e agir, não precisa criar e pensar.
O Mundo em seu avanço tecnológico | Brasil agrário | “Enquanto o trabalho era escravo, a terra era livre. Quando o trabalho ficou livre, a terra virou escrava.” | Brasil industrializado | Há tempos a industria vem conquistando seu espaço, e com isto modificando a