Serviço social
Outro dia pensava sobre os tipos de classes sociais ou classes de comportamento existente em nossa sociedade baseado na escolha da mídia televisiva (TV aberta e não por assinatura), o que, de alguma forma, pode parecer uma visão talvez enviesada de minha parte, mas de qualquer modo acho que esta visão reflete um pouco do conjunto de valores éticos que fundamentam nossa sociedade atual. Visualizei 3 grupos televisivos e seus conjuntos de valores (ética, moral, comportamento, etc.), distribuídos pelas seguintes redes de TV: TV Cultura, TV Globo, Outras Tvs. Pode parecer um pouco restritiva esta percepção mas identifico alguns traços peculiares nestes grupos a partir da análise da programação exibida e considero que a mesma reflita a ideologia e imaginário destas classes sociais.
TV CULTURA
A programação da TV cultura reflete uma aspiração e sensibilidade para uma sociedade mais justa e equilibrada, onde os valores e preocupações ideológicas desenvolvem uma crítica e análise da sociedade atual, no sentido de questioná-la quanto à conduta que as pessoas têm construído na atividade econômica, política e todas as atividades que envolvem regras coletivas. O programa Repórter-Eco, por exemplo, explora com uma seriedade e profundidade respeitável a preocupação de como as questões ambientais têm se desenvolvido, apresentando reportagens nas quais informa com amplitude e proporciona crítica no telespectador.
Outro exemplo bastante interessante da programação desta Rede é o Jornal da Cultura que explora igualmente o conteúdo jornalístico de uma forma crítica e questionadora, ao invés de simplesmente apresentar o fato; mas inserindo o mesmo dentro de contextos nos quais a opinião pública mantém atenção e atualidade, enfocando análises geralmente abrangentes e imparciais.
Vale a pena citar mais um exemplo, que é o caso da programação infantil. É indiscutível a qualidade e a visão de desenvolvimento que fundamenta